Quantidade de Páginas visitadas

Histórico da Escola  

    Segundo dados coletados nos documentos oficiais deste estabelecimento de ensino, consta-se que no dia 1º de Março de 1957, aconteceu a inauguração solene da Escola Normal Regional de Rondon, localizada na Praça Anhanguera S/N, atualmente denominada Praça dos Pioneiros. Na ocasião da fundação da escola, estava a frente da direção, a senhora Marlina Gaissler Wolff, tendo como primeiros professores: Marlene Maria Cardoso da Silva, Irene B. Brumm, Hilda Leonilda Burgel e Dr. Flavio Brumm. Sobre a fundação da Escola Normal Regional, nada consta em livros sobre o número da criação ou funcionamento.
           No ano de 1958 a escola passou a denominar-se Escola Normal Regional Almirante Barroso.

            Em 1959, novamente acontece alteração de nomenclatura, passando a denominar-se Escola Normal Regional de Rondon e Grupo Escolar de Rondon, tendo a frente da direção a senhora Yolanda Navarro. Por volta do mês de agosto do ano de 1960 passa a dirigir a escola o senhor Dr. Aluisio Telmo Mair, uma vez que a anterior pediu seu afastamento.
Em 1961 assumiu a direção a senhora Izabel Pinto Batista. No ano de 1962, a escola passou a denominar-se Escola Normal Regional de Rondon, sendo desvinculada do Grupo Escolar de Rondon. A senhora Izabel ficou a frente deste cargo até 1964. No ano de 1965 assumiu a direção da escola a senhora Marlina Gaissler Wolff, sendo que a escola teve alteração de nomenclatura passando a denominar-se Escola Normal Ginasial Almirante Barroso.
A partir de 1º de setembro assumiu a direção a senhora Maria Clorilde Rings da Silva. Quanto a denominação do estabelecimento, no ano de 1966 não sofreu alteração, no entanto a direção estava sob a responsabilidade da senhora Belmair Cacilda Camargo, permanecendo até novembro de 1967. Sua sucessora foi a senhora Marilda Teresinha Marques Bremm, que permaneceu no cargo até meados de 1968, sendo que neste ano a escola passou a denominar-se Ginásio Estadual Almirante Barroso de Rondon. A Diretora Marilda afastou-se do cargo, sendo que seu afastamento assumiu o cargo a senhora Josefa de Carvalho Bolognese ficando até meados de 1969. Em 1969 reassumiu a direção a senhora Marilda Teresinha Marques Bremm. Mais tarde passou a se denominar Escola Normal de Grau Ginasial, da qual também nada consta em livros ou atas.

Através do Decreto nº 3.454/68, enquadrou-se como Ginásio Estadual Almirante Barroso.
         
(1º Prédio do Ginásio)


                  (Desfile 7 de Setembro)

  
(Professores do Ginásio quando Normal Regional)

No ano de 1970, a escola passou a denominar-se Ginásio Estadual Almirante Barroso – Ensino de 1º Grau, estando a frente da direção a senhora Marilda Teresinha Marques Bremm que permaneceu até o ano de 1973.

Assumiu a direção do então Ginásio Estadual Almirante Barroso, no ano de 1974 o senhor Antonio Carlos de Souza. Em fevereiro do ano de 1975, a escola foi transferida da antiga Praça Anhanguera para a Rua Londres, onde encontra-se localizada, sendo edificada com recursos administrativos pela Fundação Educacional do Estado do Paraná – FUNDEPAR em convênio com a Prefeitura Municipal de Rondon. De acordo com a Lei nº 5.692/71, enquadrou-se em 1975, na Reforma de Ensino de 1ª a 8ª séries.               

Nos anos de 1975 a 1976, sem alteração de nomenclatura neste estabelecimento, assumiu a direção o senhor Estanislau Iubel. Em 1977, assumiu a direção o Pe. Francisco Vendrelino Schmidt permanecendo até 1978.

Não houve alteração de nomenclatura no estabelecimento. Pela Resolução nº 1.624/77, foi autorizado a funcionar o curso de 1º grau.Pelo Decreto nº 5.122 de 14/06/1978, Parecer nº 67/1977 e pela Resolução nº 1.624/77 e pelas Deliberações nº 26/72 e 40/75, foi regionalizada como Complexo Escolar Rondon, passando a denominar-se Escola Estadual Almirante Barroso-Ensino de Primeiro Grau.

O senhor Estanislau Iubel reassumiu a direção em 1979, permanecendo até o ano de 1982, também não ocorreu nenhuma alteração na denominação do estabelecimento. No ano de 1983, retornou à direção a senhora Marilda Teresinha Marques Bremm, mantido a denominação anterior do estabelecimento.

A Escola Estadual Almirante Barroso, situado à Rua Londres, 769, faz parte do Complexo Escolar Rondon, conferido pela Resolução número 1.789/83.

(Prédio atual-vista parcial)

            Em 1987 a escola sofreu alteração de nomenclatura, passando a denominar-se Escola Estadual Almirante Barroso – Ensino de 1º Grau, ainda sobre a responsabilidade da senhora Marilda.
Assumiu a direção no ano de 1988, o senhor Antonio Takahashi permanecendo até o ano de 1995.

           O estabelecimento no ano de 1996, esteve sob a resposabilidade do senhor Mariano Vergílio Zanelati.
Considerando-se a Lei Nº 9394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a nomenclatura deste Estabelecimento de Ensino foi adequada em 1998 através da Resolução Nº 3120/98, para Escola Estadual Almirante Barroso - Ensino Fundamental. Esteve a frente da direção a professora Maria Aparecida Catóia Bornia, permanecendo no cargo até 2.000.
Em 2001 retoma a direção o professor Mariano Vergílio Zanelati, por eleição, permanecendo no cargo até o ano de 2.008.

         No ano de 2009 passa a assumir o cargo de diretora, a professora Vera Lucia de Souza Oliveira que está a frente do cargo até a presente data.

           Em Agosto de 2010, a diretora Vera Lucia de Souza Oliveira e o diretor auxiliar Mariano Vergílio Zanelati afastam-se do cargo para participar do Plano de Desenvolvimento Educacional (PDE) e por escolha dos profissionais da educação e do Conselho Escolar, a professora Valéria Garcia Leite Fernandes passa a ocupa o cargo de Diretora e a pedagoga Rosana Pimentel de Castro Grespan passa a ocupar o cargo de diretora auxiliar.

             No ano de 2011 (11 de agosto) a diretora Vera Lucia de Souza Oliveira e o diretor Mariano Vergilio Zanelati retornam aos sseus respectivos cargos, uma vez que o afastamento para o PDE foi de apenas um ano.










Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito