Quantidade de Páginas visitadas

Órgãos Colegiados da Escola


CONSELHO ESCOLAR

O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo neste Estabelecimento de Ensino, em conformidade com a legislação educacional vigente e orientações da Secretaria de Estado da Educação, a Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Estatuto da Criança e do Adolescente , o Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar.

Quem faz parte
-  O Conselho Escolar é composto por representantes da comunidade escolar e representantes de movimentos sociais organizados e comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o(a) diretor(a) escolar. 



CONSELHO DE CLASSE:

O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político-Pedagógico da escola e no Regimento Escolar, com a responsabilidade de analisar as ações educacionais, indicando alternativas que busquem garantir a efetivação do processo ensino e aprendizagem. O Conselho de Classe constitui-se em um espaço de reflexão pedagógica, onde todos os sujeitos do processo educativo, de forma coletiva, discutem alternativas e propõem ações educativas eficazes que possam vir a sanar necessidades/dificuldades apontadas no processo ensino e aprendizagem.

Quem faz parte
- O Conselho de Classe é constituído pelo(a) diretor(a) e/ou diretor(a) auxiliar, pela equipe pedagógica, por todos os docentes e os alunos representantes que atuam numa mesma turma e/ou série, por meio de:
I. Pré-Conselho de Classe com toda a turma em sala de aula, sob a coordenação do professor representante de turma e/ou pelo(s) pedagogo(s);
II. Conselho de Classe Integrado, com a participação da equipe de direção, da equipe pedagógica, da equipe docente, da representação facultativa de alunos e pais de alunos por turma e/ou série.

É responsabilidade da direção presidir o Conselho de Classe e cabe ao pedagogo organizar as informações e dados coletaods a serem estudados no Conselho de Classe.



GRÊMIO ESTUDANTIL





O Grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. É o órgão máximo de representação dos estudantes deste Estabelecimento de Ensino, com o objetivo de defender os interesses individuais e coletivos dos alunos, incentivando a cultura literária, artística e desportiva de seus membros.

Quem faz parte -
O grêmio é a organização dos estudantes na escola. Ele é formado apenas por alunos, de forma independente, desenvolvendo atividades cultuais e esportivas. 




ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS:



O que é A Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF, pessoa jurídica de direito privado, é um órgão de representação dos Pais, Mestres e Funcionários deste Estabelecimento de Ensino, sem caráter político partidário, religioso, racial e nem fins lucrativos, não sendo remunerados os seus dirigentes e conselheiros, sendo constituída por prazo indeterminado.
A APMF deste Estabelecimento de Ensino é regida por Estatuto próprio, aprovado e homologado em Assembléia Geral, convocada especificamente para este fim, registrado no Cartório de Registros de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas de Cidade Gaúcha, Estado do Paraná, sob o nº 119- Patente nº 5654, à margem do nº 68 no livro A1, datado de 06/07/87.


CONHEÇA O PLANO DE AÇÃO DO ESTABELECIMENTO









Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito